Avançar para o conteúdo principal
A minha melhor amiga zangou-se comigo. Sei e sinto-o embora ela o negue. afinal somos demasiado parecidas e conhecemo-nos há demasiado tempo para perceber que isso aconteceu.

Bem sei que ela não tem grande sorte ao amor. Não se trata de fazer boas ou más escolhas. Simplesmente são as que parecem viáveis.
Ela pensou em acabar com o namorado. Falou-me disso por diversas vezes. Não me meti no assunto, Disse-lhe que pensasse bem, acima de tudo sobre o que espera do outro lado e o que pode dar. Um dia destes, contou-me que ele a tratava mal. Embora não usasse de violência física, exercia grande pressão psicológica e maltratava-a, em frente de toda a gente. As pessoas assistiam a tudo e aconselhavam-na a deixá-lo. Ela foi dando o benefíco da dúvida já que gostava dele. Contou-me depois que lhe emprestara dinheiro, que pagava os cafés, as idas ao cinema, etc. Ela não é está cheia de  dinheiro (pelo contrário), e ele parece não se importar que ela pague.

Um dia destes, decidiu acabar com ele. Disse-me que, apesar de gostar dele, tinha terminado tudo. Acho que ela esperava que eu a apoiasse numa decisão de voltar atrás. Contrariamente, fui bastante rígida, disse-lhe para secar as lágrimas e seguir em frente. É possível que tenha sido bruta, mas só a quis fazer sentir que ele não lhe faz falta. Mais vale só que mal acompanhada.

Eu percebo que tenha medo de ficar sozinha. Mas antes sozinha que maltratada.
Eu pensava que os amigos não precisavam de esconder as verdades. Mas, pelo que percebo, era o que eu devia ter feito.

Não suporto violência doméstica e talvez, desta vez, tenha defendido a causa de uma forma acérrima. Ela é minha amiga, só lhe posso desejar bem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jardim de Chuva Prateada

hoje em dia, as pessoas têm muitos amigos no facebook. é onde têm mais amigos. Se,de repente, essa pessoa deixar de colocar posts ou likes, não mostrar as suas selfies, os amigos vão preocupar-se com isso? se calhar não. acho que impera por lá a inveja, não a preocupação... Acho que os blogues são bem mais que isso. As pessoas não são sempre felizes; quando querem, mostram a vida que realmente vivem. E, às vezes, a amizade nasce, quando nos identificamos com essa pessoa. [Bem sei que há por aí gente com mais imaginação do que vida própria.] Há cerca de dois anos, uma pessoa frequente no meu blogue, deixou de escrever no blogue dela e nunca respondeu a emails que varias pessoas "chegadas" lhe haviam enviado, inclusive eu. tinha-me deixado um apelo no seu blogue, a que depois respondi e nunca mais tive resposta. ainda hoje tenho o seu blogue na minha de lista de leituras, para o caso dela voltar. mantenho a esperança que nada tenha acontecido. Agora volto a preocupar-me com a…

ironias

O meu marido conseguiu saber/sentir primeiro que eu o que e uma epidural...
(ouvimos sempre falar de epidural aquando dos partos mas afinal, não serve apenas nesses casos)

das minhas fragilidades. tenho coisas para contar, mas hoje "roubo" palavras a outros

O momento de escrever o que Maio me trouxe e me levou, vai chegar. falarei sobre isso, quando me sentir com os pés mais perto da terra e menos de cabeça para baixo. Sem os dramatismos com que agora vejo os acontecimentos.Maio trouxe e levou. A minha vida continua um novelo com muitas pontas e poucos fins à vista. tenho de falar nisso. Porquê? porque preciso. só não sei por que ponta começar.

Enquanto as minhas palavras não saem, gostei das de outrem, que não hesitei em roubar, sem pedir licença, mas dando os devidos créditos.

Tantas palavras te disse hoje,
mas as mais frágeis reservo-as
para o dia em que te encontrar.[Deste blogue]