Avançar para o conteúdo principal

Dia 1 - Livro

Vi há pouco uma reportagem sobre uma das emblemáticas livrarias de Lisboa. Fechou as suas portas hoje, depois de mais de setenta anos de portas abertas. Fechar uma livraria é como perder um local mágico.
Não há sítio mais calmo para ir do que uma livraria ou até mesmo um alfarrabista; os livros são como as pessoas, têm o seu próprio aroma. Eu gosto de parar numa livraria e folhear um ou outro livro; gostaria de levar muitos para casa. Forrar paredes com livros e todos os livros poder ler um.
Sempre tive o hábito de oferecer livros mesmo aos mais pequenos. O meu sobrinho, com menos de dois anos adora livros. Eu fico orgulhosa nisso.
Sempre sonhei ler livros a um filho que trouxesse no ventre, para que amasse as histórias e a leitura tal como eu amo. eu, que apenas recebia livros quando fazia anos, e recorria às bibliotecas. Ainda trago na carteira quatro cartões de leitor de quatro bibliotecas diferentes. Os livros estão agora ao alcance de todos; quando era miúda abrir o embrulho e descobrir que era um livro era uma festa. Ainda hoje poucas pessoas têm o hábito de me oferecer livros, algo que tenho pena.

Certamente, ao longo da vida tive muitos livros que tivesse gostado. Para sempre ficarão dois, que foram lidos por empréstimo de amigos; não moram cá em casa. Um  é O Perfume, de Patrick Suskind, que consegue descrever algo que acho indescritível: os aromas. O livro é algo de fantástico.O outro é o Cem Anos de Solidão, do Gabriel Garcia Marquez. As personagens são autênticos quebra-cabeças pela repetição de nomes, a história é singular e o desfecho inesperado.

Todo o livro tem um mundo dentro, onde a imaginação nos leva onde quisermos.

[participação no desafio da Anita]


Comentários

  1. Adoro O Perfume. Consegue sentir-se aqueles cheiros todos. :)

    ResponderEliminar
  2. Sofia,

    Totalmente de acordo contigo. Por isso o livro é fantástico!

    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Também gostei muito d'O Perfume. Adoro livros e não vivo sem eles =)

    ResponderEliminar
  4. Luar,

    Estou a ver que não sou a única a gostar d'O perfume.

    os livros são mágicos.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Foi com sentida tristeza que li e vi a notícia na tv sobre o fecho de uma livraria antiga e cheia de história. Lamento que outras lhe sigam exemplo. Antes, muito mais do que agora, perdia horas nas livrarias. Quando morei em Lisboa, adorava ir para a Baixa do Chiado percorrer uma rua que lá há cheia de livrarias antigas, dessas em que se entra e há uma magia no ar, as pessoas a atender são maravilhosas.
    Quanto ao Perfume, também o li emprestado. Já o comprei para oferecer. Adorei, adorei, adorei. E vi o filme um pouco a medo, mas foi dos filmes que vi que melhor foram adaptados do livro. Absolutamente fantástico. Basta dizer que o autor fez questão de acompanhar cada minuto do filme, para que nada fosse alterado à história original.

    ResponderEliminar
  6. Querida Alice, fico tão transtornada quando ouço dizer que livrarias centenárias, andam a fechar portas que nem imaginas!!
    os livros deveriam ser considerados bens de primeira necessidade, sim.

    ResponderEliminar
  7. ... tb fiquei triste ... falo nisso no meu post :(
    ... adoro o cheiro dos livros ... ir aos alfarrabistas é uma emoção descobrir com cada preciosidade ..
    E é muito importante incutir nas crianças os hábitos de leitura :)
    Jinhos

    ResponderEliminar
  8. Raio de luar,

    Não vi o filme.No entanto, até prova em contrário continuo a achar que os filmes não conseguem chegar onde nos levam os livros.

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  9. Querida Manuela, ´

    Estaremos sós se não tivermos um livro para ler. Os livros são bens de primeira necessidade, apesar de muita gente não o achar.

    Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  10. Lemon,

    Não podia estar mais de acordo contigo ;)

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  11. ângela, Ainda não li o teu post- desculpa- mas vou ler!

    As crianças deviam saber o que é um livro ainda na barriga da mãe.

    Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Tens alguma coisa para dizer? Obrigada por partilhares! ;)

Mensagens populares deste blogue

Jardim de Chuva Prateada

hoje em dia, as pessoas têm muitos amigos no facebook. é onde têm mais amigos. Se,de repente, essa pessoa deixar de colocar posts ou likes, não mostrar as suas selfies, os amigos vão preocupar-se com isso? se calhar não. acho que impera por lá a inveja, não a preocupação... Acho que os blogues são bem mais que isso. As pessoas não são sempre felizes; quando querem, mostram a vida que realmente vivem. E, às vezes, a amizade nasce, quando nos identificamos com essa pessoa. [Bem sei que há por aí gente com mais imaginação do que vida própria.] Há cerca de dois anos, uma pessoa frequente no meu blogue, deixou de escrever no blogue dela e nunca respondeu a emails que varias pessoas "chegadas" lhe haviam enviado, inclusive eu. tinha-me deixado um apelo no seu blogue, a que depois respondi e nunca mais tive resposta. ainda hoje tenho o seu blogue na minha de lista de leituras, para o caso dela voltar. mantenho a esperança que nada tenha acontecido. Agora volto a preocupar-me com a…

ironias

O meu marido conseguiu saber/sentir primeiro que eu o que e uma epidural...
(ouvimos sempre falar de epidural aquando dos partos mas afinal, não serve apenas nesses casos)

balões de oxigénio precisam-se...

Tenho andado longe daqui e de outros locais virtuais que, habitualmente apreciava ler. Os emails acumulam-se neste endereço que associei ao blog. Tem havido pouco tempo, pouca vontade e uma energia há muito no vermelho. Não e por desinteresse que tenho estado longe, e por desequilíbrio mental. Querer escrever aqui ou numa caixa de comentários tem se tornado uma tarefa quase hercúlea. Escrever sempre um prazer para mim, mas tenho-me sentido incapaz de o fazer nos últimos tempos. Tenho aceitado com alguma ansiedade os muitos acontecimentos que se vão sucedendo, mais desde Abril- outro Abril que se verificou agourento. Tenho muitas coisas pendentes neste momento que apenas requerem tempo- e Paciência - para que possam resolver-se. Apesar de tudo e cada vez mais, acredito - embora nem sempre aceite, em primeira instancia- nada acontece por acaso. Embora almejasse deste o início do ano por umas boas e retemperadoras férias, não foi a possibilidade de um ultimo tratamento que as veio por …