domingo, 21 de outubro de 2012

bons (e doces) momentos

O fim-de-semana não teve dois dias iguais. Um bem solarengo, o outro mais triste e cinzento. Soube-me bem o dia de ontem, para injectar energia para o resto da semana. Muito sol na cara,  cheiro a terra molhada e a erva acabadinha de cortar. Desta vez sem calos nas mãos. Gosto destes dias ao ar livre sem horário para cumprir.
Colheram alguns dióspiros para dar e nozes para o doce de abóbora que ainda se irá fazer lá para Novembro, com a abóbora grande e amarela que tenho na cozinha.
Houve muito açúcar e calor do fogão, com muitas tacinhas de marmelada, compota de tomate com pêra e cidreira. Houve bolo de chocolate, que teve direito a cobertura.Ultimam-se agora uns pãezinhos com chouriço. Entremearam-se as experiências de culinária com um romance com muita gastronomia dentro. Era sempre difícil largar o livro- já quase lido- para vigiar o forno ou a panela. A distracção reflectiu-se na geleia de marmelo que passou o ponto. Rebaptizei-o caramelo de marmelo.
Souberam bem as sopas e as mantas, os chás de folha da velhinha laranjeira do quintal, e uma conversa íntima e cheia de cumplicidade.
O Outono deveria ser um tempo de menos agitação, de uma quase hibernação, mas não está a acontecer isso. Sinto-me bem e com energia, apesar de um futuro menos risonho se aproximar. Deixo essa preocupação para a devida altura. Hoje ainda é domingo. E eu também sou uma pessoa de Outono.


3 comentários:

  1. Eu acho que há sempre tempo para tudo:) E mesmo que seja outono, a energia não desaparece e até pode ser que com a temperatura mais baixa haja mais vontade de fazer mais coisas!
    Também me tenho sentido assim ultimamente, com genica, e este fim de semana foi muito bom para retemperar as forças para as semanas que aí vêm!
    E cheirinhos bons na cozinha também ajudam:) a acompanhar boas leituras, então melhor;)

    ResponderEliminar
  2. Que delícia! :)
    Uma boa semana!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. É tão bom aproveitar os momentos bons :)

    ResponderEliminar

Tens alguma coisa para dizer? Obrigada por partilhares! ;)