Avançar para o conteúdo principal

diferente entre as outras, mesmo que eu não queira sentir-me assim

Em cinco quatro anos (já não sei a quantas ando...) de tentativas muito regulares, nunca aconteceu. Há um ano atrás, iniciava o primeiro tratamento que tinha tudo para dar certo, e não deu. Não vou dizer que desisti de querer ter um filho, mas deixei de acordar ou de me deitar  a pensar no assunto. Temo-nos um ao outro, e não sentimos que há menos amor por não haver um filho. Não me tornei obsessiva com isso, mas já me senti diminuída. Há dias que ainda sinto. Hoje foi um desses dias.
Numa festa de aniversário em que todos os casados eram pais, e impreterivelmente o tema passa pela escola, pelos problemas que os filhos dão, as coisas engraçadas. Estive sempre à margem da conversa, participando esporadicamente contando um ou outro exemplo dos filhos das colegas de trabalho. Não vou dizer que não senti dor, mas senti também dentro de mim uma certa resignação que antes era uma espécie de inferioridade. 
Estava uma mãe presente com uma criança que necessita de cuidados especiais. Sei o que as pessoas comentavam quando era ainda uma bebé. A ignorância das pessoas que não passam por isso é cruel. Acredito que aquela mãe ainda sofrerá um certo estigma por parte da sociedade, mas que lhe importa isso se é feliz. Ela disse-o. Ela demonstrou-o. 
A escolha de não ter filhos não é só nossa. Tal como a de ter filhos bons, maus, bonitos, feios, inteligentes ou com deficiência também não é. Há quem tenha maior ou menor facilidade em aceitar isso. 
O assunto dos filhos está mais ou menos bem resolvido na minha cabeça. Ainda não está na cabeça dos outros. É essa a parte que  torna o problema um pouco mais difícil de lidar, porque há sempre uma pergunta para a qual ainda não treinámos a resposta.



Comentários

  1. Há outras soluções. Pensem nisso com carinho.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. O que importa é que vocês se sintam bem... o resto... é esquecer!
    Sejam Felizes!!!!
    Podem sempre adoptar, existem tantas crianças a precisarem de um lar e de muito amor...
    Kisses

    ResponderEliminar
  3. Não podendo mandar no destino (e que bom que seria...), devem aproveitar todos os momentos a dois. Isso é muito importante.

    Quanto à ignorância dos outros e às suas perguntas, não as podendo evitar, é dar-lhes a importância que merecem. É difícil, mas acredito que é possível.

    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  4. Alice:
    Venho cá hoje dizer que sinta o que precisar sentir hoje! E faça o que precisar fazer!
    Borrife-se nos outros, e não é fácil, mas borrife-se.
    As pessoas continuam a não perceber que o facto de se sentir triste e desiludida um dia, que o seu humor seja alterado vários dias pela dose de hormonas que toma e que pode precisar de tempo, de parar e até se resignar não faz de si coitadinha.
    Concentre-se em si e nas batalhas que quer travar. Força!
    Sempre que poder virei apoiá-la!

    ResponderEliminar
  5. Sofro de infertilidade secundaria. Dizem-me que não é a mesma coisa, porque pelo menos já tenho uma filha. É verdade, mas isso não diminui o meu sofrimento.
    Aquilo que me ajudou em certos momentos foi pensar que se tivesse engravidado em certas alturas não tinha podido fazer certas escolhas profissionais. Nao sei se isto ajuda. A mim não me ajudou sempre, mas ajudou as vezes.
    É dificil... E eu sinto que nada do que me dizem ajuda. Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Tens alguma coisa para dizer? Obrigada por partilhares! ;)

Mensagens populares deste blogue

Jardim de Chuva Prateada

hoje em dia, as pessoas têm muitos amigos no facebook. é onde têm mais amigos. Se,de repente, essa pessoa deixar de colocar posts ou likes, não mostrar as suas selfies, os amigos vão preocupar-se com isso? se calhar não. acho que impera por lá a inveja, não a preocupação... Acho que os blogues são bem mais que isso. As pessoas não são sempre felizes; quando querem, mostram a vida que realmente vivem. E, às vezes, a amizade nasce, quando nos identificamos com essa pessoa. [Bem sei que há por aí gente com mais imaginação do que vida própria.] Há cerca de dois anos, uma pessoa frequente no meu blogue, deixou de escrever no blogue dela e nunca respondeu a emails que varias pessoas "chegadas" lhe haviam enviado, inclusive eu. tinha-me deixado um apelo no seu blogue, a que depois respondi e nunca mais tive resposta. ainda hoje tenho o seu blogue na minha de lista de leituras, para o caso dela voltar. mantenho a esperança que nada tenha acontecido. Agora volto a preocupar-me com a…

ironias

O meu marido conseguiu saber/sentir primeiro que eu o que e uma epidural...
(ouvimos sempre falar de epidural aquando dos partos mas afinal, não serve apenas nesses casos)

balões de oxigénio precisam-se...

Tenho andado longe daqui e de outros locais virtuais que, habitualmente apreciava ler. Os emails acumulam-se neste endereço que associei ao blog. Tem havido pouco tempo, pouca vontade e uma energia há muito no vermelho. Não e por desinteresse que tenho estado longe, e por desequilíbrio mental. Querer escrever aqui ou numa caixa de comentários tem se tornado uma tarefa quase hercúlea. Escrever sempre um prazer para mim, mas tenho-me sentido incapaz de o fazer nos últimos tempos. Tenho aceitado com alguma ansiedade os muitos acontecimentos que se vão sucedendo, mais desde Abril- outro Abril que se verificou agourento. Tenho muitas coisas pendentes neste momento que apenas requerem tempo- e Paciência - para que possam resolver-se. Apesar de tudo e cada vez mais, acredito - embora nem sempre aceite, em primeira instancia- nada acontece por acaso. Embora almejasse deste o início do ano por umas boas e retemperadoras férias, não foi a possibilidade de um ultimo tratamento que as veio por …