quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

há muito que isto me intriga...

Os seguidores "formais" - os que dão o perfil ao manifesto no campo seguidores -   realmente lêem o que se escreve nos "blogues seguidos" ou só se tornam seguidores públicos para serem seguidos [e não ligam patavina ao que é escrito]?

[pequena curiosidade: eu sigo blogues em privado para que não haja obrigação de "seguimentos" só porque segui. eu sei que não sou bem normal... mas felizmente há opção de pensar assim, não é verdade?]

30 comentários:

  1. Como seguidora formal, realmente leio o que escrevem. Por vezes não há tempo para escrever, estou no meu local de trabalho, apenas leio, porque gosto de ler.
    Como seguidora formal só sou seguidora porque gosto dos blogues.
    Sou muitas vezes seguidora passiva.
    Bora lá escrever qualquer coisa aqui para ires "espreitar" depois o meu blogue. Não é o caso.
    Apenas gosto de ler. Gosto do teu blogue, não é graxa, gosto mesmo. Mas sou assim, um pouco reservada :)

    Beijinho e Felicidades
    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria XL,

      Primeiro, agradeço-te que sejas seguidora. também não é graxa, é agradecimento de coração. :)

      Também leio o teu blogue e nunca comentei. :)

      Cá por estas bandas, não há obrigações. Só queria mesmo saber o que leva as pessoas a tornarem-se seguidores de um blogue em geral.

      Obrigada por deixares o teu ponto de vista.
      Intriga-me o facto de haver blogues com tantos seguidores (muitos deles eu também acompanho) e depois têm tão poucos comentários. E há pessoas a escreverem tão bem.

      É verdade que nem sempre comento nesses blogues, mais por timidez que outra coisa (acabo por achar que o comentário torna o perfeito em imperfeito). outras vezes, há guerras em que não gosto de me meter, mesmo achando que a opinião está bem fundamentada.

      beijinho (e espero que consigas concretizar os teus objectivos.)

      Eliminar
    2. Acabaste por responder à tua propria pergunta :)
      Mas é assim mesmo como dizes, por timidez não se comenta, mas estamos lá e gostamos.
      Já agora, obrigada também por me leres :)

      É bom, sabe bem :)
      Beijinho

      Eliminar
    3. Maria (XL) [pus propositadamente o XL em parentesis],

      Entendo o teu ponto de vista. Mas eu não respondo à minha própria pergunta. Aliás, eu refiro que nem sempre comento, mas comento. {não me estou a desculpar com isto)

      custa-me também estar a comentar coisas tipo: LOL ou gostei muito. às vezes, faço-o porque é um post fotográfico, por exemplo. Agora ter um texto bem escrito e responder: "gostei muito, visita-me também", não faz o meu género. Mas sempre que tenho oportunidade e me acho capaz de um comentário menos redutor, faço-o sem problema.

      Dos teus onze seguidores, tens algum dele que nunca comentou? Todos os teus seguidores já te comentaram pelo menos uma vez? Se nunca o fizeram, possivelmente porás a questão se se identificarão com o que escreves? Então porque te seguem?

      É mesmo neste caminho que a minha intriga assenta e, de novo, volto a dizer, porque é que blogues com tantos seguidores não têm número de comentários na mesma ordem de grandeza?

      Acho que toda a gente já se apercebeu que os posts "menos sérios" da maioria dos blogues são os mais comentados. Porque será?

      Não creio que a timidez justifique tudo, entendes?

      Não tens de agradecer. As imagens que seleccionas para os posts habitualmente são bem giras, e já percebi que tentas aceitar-te como és. Tentas ter um ar zen. é bom tentarmos procurar a paz de espírito.

      Acredito que saiba bem, sim. não há ninguém que não goste de mimo.

      Beijinho e obrigada por andares por aqui. Farei por andar por aí.

      Eliminar
  2. Já tive a tendência para seguir um blog porque seguiu o meu, como agradecimento, provavelmente por ainda não estar habituada às lides dos blogues públicos. No entanto já me deixei disso... ontem fiz uma limpeza a blogs que pararam de publicar, que já não me interessam... Nunca bloquei um seguidor e ainda ontem fiz a um no meu outro blog, de tricot, deixou um comentário esquisito e deixou link, fui ver, achei lixo mesmo e bloquei.
    Eu sigo um blog porque gosto, o teu é por essa razão ;o)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susanita (permite-me que te trate assim. Se calhar até és mais velha que eu, mas não é falta de respeito, é carinho)

      Obrigada pela tua opinião.

      Acho que ais cedo ou mais tarde, percebemos qual é mesmo a nossa vontade. Obviamente que não há quem não goste de ter (muitos) seguidores e (muitos) comentários. Mas achoq ue ir contra as nossas vontades, também anula um pouco a essência do que somos, não achas?

      Obrigada por gostares do meu blogue. É uma honra ter-te por leitora! De verdade.

      Beijinho grande

      Eliminar
    2. Estás à vontade para me chamares assim ;o) Este ano farei os meus 31 aninhos, isso faz de mim mais nova do que tu eheh? Beijinhos ;o)

      Eliminar
    3. Susanita,

      Faz mesmo mais nova. Eu também 31 + x, com X quase = a 5 (em Abril chegam cá no corpinho os 36!)

      ;)


      Beijinho

      Eliminar
  3. Eu sigo os que gosto (há de haver muitos outros por aí que não conheço, mas ler no Reader tem essa vantagem, que é não me perder a clicar aqui e ali e descobrir todos os dias coisas novas. É muito bom identificar-me com as pessoas, mas mesmo assim já perco demasiado tempo!)e no Reader também tenho outros blogs que leio mas não sigo, também por causa do que dizes.
    Gosto de ler o que as pessoas escrevem e há muita gente a escrever bem e com que me identifico, mas não me quero tornar fã do 'seguidismo', por isso é muito raro seguir só porque sim.
    Nem sempre comento, falta de tempo, de oportunidade ou de paciência, mas quando me apetece sou capaz de comentar vários posts seguidos. E acho que lá por gostarmos não temos de concordar com todas as ideias que as pessoas defendem do género 'sim, senhor ministro!'. Acho isso uma estupidez! Para comentar, que seja alguma coisa que valha a pena e que contribua para uma saudável partilha de ideias, já que é para isso que eu acho que servem os blogues!

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. B. Cérise,

      Não podia concordar mais contigo.
      Ler no Reader também é seguir! :) (mais anonimamente, vá!)

      Seguir só por seguir, também não concordo. tem tem que ter fundamento. E eu acho que o teu comentário está maravilhosamente bem fundamentado.Também sou a favor da partilha de ideias e não do "bota-abaixo".

      Beijoca e obrigada por estares desse lado

      Eliminar
  4. Sou seguidora apenas de blogs que leio mesmo. Nem sempre comento, já disse no meu blog e a quem já perguntou que só comento quando acho que o meu comentário é importante (e às vezes também porque não sinto à vontade para comentar)e há inclusivamente blogs que vou apenas lendo pelo reader. Mas só sigo blogs que leio. Não pretendo com o meu "seguimento" que me sigam, até porque os autores dos blogs que sigo não têm que gostar do meu só porque gosto dos deles...

    Sabes porque sigo o teu blog. Sabes que gosto dele. Sabes que gosto do que escreves. Sabes que gosto da tua maneira de ser (ainda que só te conheça virtualmente) :)

    Beijos, Alice.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menina Carla,

      Um dia destes (e em privado) digo-te qual é o motivo adicional que me faz sentir mais afinidade por ti. ;)

      Gostei muito da tua franqueza, quer aqui, quer a que usas no teu blogue. Nem sempre comento o que escreves, não porque não tenha opinião a dar, mas dou-te já a dica que tento manter-me afastada dos posts políticos; no teu e nos outros blogues. tenho a minha opinião, mas uso-a mais no particular.Concordando ou não.
      claro que nem sempre tenho tempo, mas tento comentar sempre que possível por me identificar muito com o que escreves. chego até a ficar preocupada - para muitos isto soará estranho - quando estás muito tempo sem dizer nada. Isto é da "CunBIBência", como diz o pessoal do Norte; mesmo que a dita convivência seja virtual, é-o de uma forma sentida.


      Muito obrigada por tantos "gostos" teus. o gostar é recíproco, como faço questão de dizer sempre que posso.

      beijinho grande

      Eliminar
    2. Está combinado ;)

      Obrigada, Alice, pelas tuas palavras e pela tua preocupação.

      Um beijo grande e bom fim-de-semana :)

      Eliminar
  5. Por norma leio, quem sigo formalmente. Ler no reader é acessível e prático. Dá para ver sempre as novidades de quem seguimos. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jardim de Algodão Doce,

      Sim, o Reader é muito prático. Normalmente tenho os blogues no reader e também na barra lateral. Já expliquei o porquê. mas gosto de dar um saltimho aos blogues e ver não só o texto mas também a "paisagem". A maneira como as pessoas organizam o blogue e o aspecto dele também dá para perceber como quem escreve, "funciona". Eu tenho uma opinião extra sobre cada blogue pelo aspecto que apresenta. Posso adiantar-te que o teu - que não sei se teve sempre esse aspecto já que sou leitora "relativamente" recente - me transmite doçura e calma, de bem com a vida.

      Beijinho

      Eliminar
  6. Eu leio todos os blogs que sigo, mesmo que nem sempre comente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana,

      Obrigada por dizeres de tua justiça.

      Beijinho

      Eliminar
  7. Alice:
    quando alguém me começa a seguir, vou sempre conhecer o seu cantinho e torno-me seguidora também, mas por cortesia, simpatia, ou o que seja.
    alguns começo a gostar e lá acrescento mais um a minha lista.
    mas os que sigo, são aqueles que estão identificados no meu blog, as vidinhas que gosto de ler todos os dias e se tiver algo a dizer comento.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anita,

      Sim, compreendo. também faço essa identificação ali na barra lateral.

      Obviamente que as pessoas não se têm de identificar com tudo o que é escrito,e por isso, é compreensível que nem sempre comentem.
      Estranho é haver seguidores que se põem a seguir tudo o que é blogue, será que realmente lêem todos os blogues que seguem? o que os leva a seguir os blogues?


      Beijinho, querida Anita

      Eliminar
  8. Sou seguidora de blogs que leio, que gosto de ler e principalmente que gosto de voltar! Independentemente de me seguirem a mim.
    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. t,

      Portanto, menina t, és uma imparcial. :) Vais pelo gosto e não pelo arrastão do "se tu me segues, eu vou-te seguir!"

      E como voltas de vez em quando, tomo por sinal que gostas. :)

      Beijinho

      Eliminar
  9. Eu quando mudei para o blogspot ( que eu estava na wordpress), no inicio vieram alguns bloggers comentavam uma vez a dizer que gostaram do meu blog q estavam a seguir e q talvez eu pudesse ajudar a segui-las. No inicio ainda me dei à consideração, sou sincera, mas já aprendi, que aquilo é fogo de vista para terem muitos seguidores. Afinal, se formos a ter em conta os seguidores para a qualidade do blog, quem precisava de ajuda era eu, se tivermos em conta que há uma competição pelo número se seguidores. Mas eu acho que é muito errado, e na maior parte dos casos ( mas não regra geral) o número de seguidores têm uma relação de proporcionalidade inversa com o conteúdo do blog. Atenção, não estou a desvalorizar ninguém. Estou a dizer que para mim normalmente o conteudo do blog não me interessa muito. Mas sei que muitos pessoas gostam, e daí que os números também falem. Mas claro, também quando alguém vem comentar ao meu blogue eu espreito sempre o cantinho deles e se me agradar sigo :)


    Eu costumo seguir os blogues, e leio. Quando estou com mais pressa admito que leio na diagonal, mas passo pela página para dar uma cusquice. Posso não comentar, mas isso não significa que não tenha prestado atenção ao que esteja escrito nem que nao me tenha tocado de qualquer forma.

    Beijos,

    Sofia G

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia,

      Acho que, quando se começa e há quem nos peça par seguir, nós vamos em cantigas e seguimos mesmo. Depois percebemos que a pessoa nem leu o que escrevemos e incitou ao "seguimento" noutros blogues que também lemos. Depois seleccionamos e só seguimos e lemos quem gostamos.

      às vezes a pressa não permite tomar toda a atenção devida ou comentar, mas cada um sabe do seu tempo :)


      Beijinho

      Eliminar
  10. Por norma só sigo por causa do Google Reader! Assim passo a receber os feeds para acompanhar o blog. Nem sempre comento (por causa da questão tempo) mas tento ler sempre :)
    Gostei muito desta questão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saltos Altos Vermelhos,

      ainda bem que gostaste da questão. Assim há também umas quantas pessoas esclarecidas que deviam ter a mesma dúvida que eu.

      Seguir blogues permite uma vida facilitada no Reader, mas a maioria das pessoas nem se apercebe dessa funcionalidade.

      Eu sou uma das que te sigo no Reader e no entanto, não está "formalizado" este seguimento no campo de seguidores.

      Beijinho e obrigada pela visita

      Eliminar
    2. ;) claro que há semanas e semanas e nem sempre é possível o mesmo ritmo de leitura mas vou tentando acompanhar. Beijinhos

      Eliminar
  11. Se sigo, logo leio.
    Não utilizo o meu nome para fazer número.
    Agora, também há aqueles que sigo sem dar ao manifesto, mas é porque me esqueço ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta,

      Acredito que muita gente não faz como tu. Segue, mas não lê. Mas gosta de coleccionar seguidores.


      Beijinho

      Eliminar
  12. Eu leio os blogs todos que sigo, e por vezes é preciso fazer uma ginástica de tempo fantástica. Mas leio todos os dias, ou quase sempre, sempre que posso. E também comento, embora o contrário nem sempre aconteça.

    Beijinhos :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kuma,

      Sim , acredito que seja precisa alguma ginástica de tempo para ler tudo, Eu costumo ter de a fazer. Este post já foi escrito a semana passada e só agora estou a responder ao teu comentário. è mesmo falta de disponibilidade. O mesmo acontece nos outros blogues.

      Nem todos os assuntos são passíveis de ser comentados. tu tens alguns post que me custam comentar pelo lado místico, que não domino.

      Bjs

      Eliminar

Tens alguma coisa para dizer? Obrigada por partilhares! ;)