quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

proactividade vs reactividade

Tenho andado mais calada. Eu, tão dada a converseta divertida, a piadas curtas, a ironia humorística, tenho andado pouco para cada uma destas coisas. As pessoas estranham por este não ser o meu comportamento habitual [costumo ser a palhacita cá do sitio, capaz de arrancar o riso a um morto, quase - modéstia à parte]. Além de ter sido atacada por uma gripe, ainda que de raspão, com umas dores de cabeça e arrepios (que tenho tratado com Ben U Ron e cama mal chego a casa), tenho tomado uma atitude mais proactiva em lugar de reactiva.

Habitualmente, já me costumo pôr no lugar do outro sem tentar fazer julgamentos de valor, mas percebi que a proactividade será muito mais que isso. As piadas e a ironia humorística eram muito da reacção às pessoas que me estão sempre a lixar a vida. Mas a quem também não tenho problema em dizer cara a cara que estão erradas. Agora tento guardar para mim isso - porque acho que é gasto de energia e paciência-, faço o que me compete, e estando calada ganho minutos que se vão acumulando ao fim do dia, e me têm permitido sair mais cedo. A maldita gripe também tem ajudado, já que ao final do dia o analgésico começa a perder efeito.

Bom, para ser franca também ando lixada com uma certa pessoa cá do trabalho, mas não vou reagir. Estou mesmo numa de não reactividade, não quero ter de lhe explicar que o que está a fazer está errado. Creio que o tempo me dará razão.  Proactividade, neste caso, ainda me falta alguma. Ando a passar-me e não quero mesmo explodir. Resolvi ignorar. É o melhor.

3 comentários:

  1. É mesmo o melhor ! Uma boa lição de vida a tua. às vezes quanto mais tentamos abrir os olhos aos outros menos eles vêm. Por isso é melhor verem pelos seus próprios olhos...
    Beijinhos ;o)

    ResponderEliminar
  2. Por vezes o melhor é não ligarmos pois acabamos sempre por nos enervar imenso e por vezes não justifica isso. Digo eu agora que não tenho nenhuma pessonha daqui a pisar-me os calos, porque se tivesse aiiiiiiiii estávamos mal lolllll

    ResponderEliminar
  3. Se te enervares o problema vai ser sempre só teu, porque há pessoas que não entendem as coisas nem que lhes caiam em cima!

    Respira, um, dois, um, dois! E muuuuuuita paciência!

    Beijos

    ResponderEliminar

Tens alguma coisa para dizer? Obrigada por partilhares! ;)