segunda-feira, 20 de maio de 2013

a idade dos homens

No sábado li um livro quase todo de uma vez. Bom... já tinha começado a ler , mas adormecia logo.
É um romance, coisa leve, pois não ando para pensar muito.

Pude constatar logo no início que o homem da história é descrito como sendo muito sexy, com músculos firmes, elegantíssimo, isto na óptica de outra personagem, a mulher, que uns capítulos mais à frente se vai apaixonar por ele (óbvio!). Mas há um pormenor que faz toda a diferença: trata-se de um cinquentão.

Pus-me a pensar e não conheço nenhum cinquentão que goze de boa forma física, seja bonito, elegante e de músculos firmes. Se calhar, não ando por lugares onde os haja. Chego mesmo a vaticinar que os únicos que poderão ser assim são estrelas de cinema, e até essas, já não devem gozar de grande forma física. Aliás, poucos seriam os cinquentões que vejo no estrelato que me agradariam.

Não percebo porque hão-de os escritores descrever personagens tão diferentes da realidade. Será que quando chegar aos quarenta vou achar que os cinquentões é que são o máximo, bem apessoados?

[há quem diga que , com o avançar da idade, ficamos menos esquisitas, que "marcha tudo". quero pensar que não.]

7 comentários:

  1. Pois eu acho que com a idade ficamos bem mais exigentes !! loll
    Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ângela,

      Estou de acordo contigo. As mulheres tornam-se mais exigentes, os homens menos.

      Bjs

      Eliminar
  2. Eu acho que os homens acomodam-se mais que as mulheres ao longo dos anos.

    Kisses
    Sofia G

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia,

      dado o número de divórcios e não só- o que leva aos divórcios também- acho que os homens se estão a começar a cuidar. esquecem-se é de cuidar, além do corpo, também a cabeça.

      Beijinho

      Eliminar
  3. O meu cinquentão (ainda que da primeira parte dos cinquentas), por exemplo, não tem nenhuma das características da personagem que referes. Mas que me interessava ele ser bem apessoado, se ele não tivesse outras características que considero muito mais importantes?

    Confesso que em termos de aspecto físico nunca fui muito exigente (e com a idade manteve-se essa falta de exigência). Acho que nunca tive nenhum namorado realmente bonito a não ser o meu ex-marido (e esse deu no que deu...). As pessoas até podem dizer que é cliché, mas eu sempre dei muito mais importância ao bom humor, ao companheirismo, do que ao aspecto. E apesar de lá em casa morar uma barriga e um bigode (tão "off" em termos de padrões de beleza), sei que também lá mora um grande homem e um excelente pai.

    Os romances são o que são, romances. Contos de fadas. Perfeitos. E todos sabemos que a perfeição não existe (e se existisse era chata :D)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla,

      Tocaste no ponto fulcral. Os romances - o que li nem era dos de cordel, era de uma escritora conhecida e não era a MRP- têm tendência a ficcionar pessoas e não a torná-las verossímeis. Era esse o ponto a que queria chegar. Escolher um cinquentão para personagem e descrever um homem de 25, com muito ginásio, e que deve beber elixir da juventude, parece-me descontextualizado.

      As nossas escolhas também dependem da nossa maturidade; há coisas que, com a idade, passamos a não valorizar tanto, por exemplo, e a dar mais relevância a outras. Hoje, com a idade e as vivências que tens, será que escolherias o teu ex-marido como um homem de interesse, se não soubesses já como é?
      O meu marido está quase a tornar-se quarentão e eu continuo a achar que ele é bonito. Tal como dizes, a realidade e o gostar vão muito para além da aparência. Tal como tu, também nunca fui muito exigente em termos físicos. (se bem que um homem de olhos verdes é assim qualquer coisa para me deixar fascinada se for bonito!) :) Há qualidades que ultrapassam em muito facto de ser bonito ou não. E como costumamos dizer um ao outro: "o que seria a vida sem ti?" Sei que poderia ter ficado com outra pessoa, mas é ele que me completa, tenha uma barriguita ou não. Não há bigode mas há barriguita :)

      As personagens dos livros podiam ser mais próximas da realidade; continuo a não conseguir imaginar-me a sentir alguma atracção por um homem de cinquenta tendo trinta e seis. Mas quando tiver quarenta e muito e o marido cinquenta, espero gostra dele mais do que hoje já gosto.

      beijinho

      Eliminar
  4. Também gostava de conhecer um cinquentão assim jeitoso... :)

    ResponderEliminar

Tens alguma coisa para dizer? Obrigada por partilhares! ;)