Avançar para o conteúdo principal

Dia da Espiga - curiosidades

 Este é o meu ramo do dia da Espiga. Depois de muitos anos sem ir à Espiga - cerca de trinta - resolvi começar esta tradição cá em casa. Embora aqui ainda haja quem seja fiel ao dia, creio que muita gente não saiba o seu fundamento. Depois de ontem me terei explicado, achei que devia ir colher um ramo. Hoje, ainda dia e depois do trabalho reuni os elementos essenciais. Confesso que me deu prazer, parar o carro aqui e ali (ainda me piquei em urtigas) e procurar cada elemento.


Simbologia:
- Trigo, centeio ou aveia- representa o pão; eu colhi aveia já que este ano o trigo ainda não está em espiga;
- Papoila - representa Amor e Vida;
- Malmequer - ouro e prata;
- Alecrim - saúde e força;
- Videira: vinho e alegria;
- Oliveira: azeite e paz.



Já está colocado atrás da porta como manda a tradição. Há ainda quem junte um pão, que dizem que não ganha bolor de um ano para o outro - para caso seja necessário matar a fome- e uma moeda , para garantir dinheiro. fiquei-me pelo essencial mas apreciei este momento, que agora tem mais significado depois da explicação do dia.




Comentários

  1. Acho ótimo que se recuperem tradições é mesmo muito importante, dão significado à vida... e adorei o ramo!
    Um excelente dia!!!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Ontem, à saída do Metro havia muita gente a vender o raminho. Eu não comprei porque este fim de semana vou para o campo e terei essa oportunidade ;)
    Vou retirar esta info do teu post para não me esquecer de nada :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Amei saber o simbolismo de cada flor.

    Tenho post novo
    Muitos beijinhos
    MUAH*
    Neuza Mariano
    Youtube


    ResponderEliminar
  4. A minha colega de trabalho também o fez ontem, com a família. Achei giro. :)
    Beijos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Tens alguma coisa para dizer? Obrigada por partilhares! ;)

Mensagens populares deste blogue

Jardim de Chuva Prateada

hoje em dia, as pessoas têm muitos amigos no facebook. é onde têm mais amigos. Se,de repente, essa pessoa deixar de colocar posts ou likes, não mostrar as suas selfies, os amigos vão preocupar-se com isso? se calhar não. acho que impera por lá a inveja, não a preocupação... Acho que os blogues são bem mais que isso. As pessoas não são sempre felizes; quando querem, mostram a vida que realmente vivem. E, às vezes, a amizade nasce, quando nos identificamos com essa pessoa. [Bem sei que há por aí gente com mais imaginação do que vida própria.] Há cerca de dois anos, uma pessoa frequente no meu blogue, deixou de escrever no blogue dela e nunca respondeu a emails que varias pessoas "chegadas" lhe haviam enviado, inclusive eu. tinha-me deixado um apelo no seu blogue, a que depois respondi e nunca mais tive resposta. ainda hoje tenho o seu blogue na minha de lista de leituras, para o caso dela voltar. mantenho a esperança que nada tenha acontecido. Agora volto a preocupar-me com a…

ironias

O meu marido conseguiu saber/sentir primeiro que eu o que e uma epidural...
(ouvimos sempre falar de epidural aquando dos partos mas afinal, não serve apenas nesses casos)

balões de oxigénio precisam-se...

Tenho andado longe daqui e de outros locais virtuais que, habitualmente apreciava ler. Os emails acumulam-se neste endereço que associei ao blog. Tem havido pouco tempo, pouca vontade e uma energia há muito no vermelho. Não e por desinteresse que tenho estado longe, e por desequilíbrio mental. Querer escrever aqui ou numa caixa de comentários tem se tornado uma tarefa quase hercúlea. Escrever sempre um prazer para mim, mas tenho-me sentido incapaz de o fazer nos últimos tempos. Tenho aceitado com alguma ansiedade os muitos acontecimentos que se vão sucedendo, mais desde Abril- outro Abril que se verificou agourento. Tenho muitas coisas pendentes neste momento que apenas requerem tempo- e Paciência - para que possam resolver-se. Apesar de tudo e cada vez mais, acredito - embora nem sempre aceite, em primeira instancia- nada acontece por acaso. Embora almejasse deste o início do ano por umas boas e retemperadoras férias, não foi a possibilidade de um ultimo tratamento que as veio por …