Avançar para o conteúdo principal

Quantos são?

O maior  meio de informação na empresa é o correio electrónico. Confesso que, nisso, devemos estar ao nível de uma grande multinacional. É por email que troco grande parte da informação, questões, dúvidas e planeamentos com toda a empresa e mesmo estando o meu chefe/ patrão à minha frente, o meio de comunicação permanece esse. Também falamos muito - às vezes, até demais - mas a informação está registada e as nossas decisões podem ser partilhadas por terceiras pessoas sem andar com muitos recados. A ideia é essa, embora nem sempre válida para algumas pessoas que preferem empatar ao telefone.
Ainda assim, noto que as pessoas externas à empresa ainda têm muito o hábito de mandarem um email e logo de seguida telefonarem, a perguntarem se recebi o seu email. Como se eu fosse à caixa do correio de vez em quando. Depois há as pessoas que insistem em ter uma resposta pronta ao seu problema, como se o seu email fosse o único que temos para tratar.
Outras há, que quando lhes respondemos, têm tempo para nos enviarem um obrigado/a.

Eu acho que vivemos numa realidade paralela à maioria das empresas portuguesas. Não tenho tempo para enviar email de agradecimento; faço-o logo quando pretendo o assunto tratado e pronto.Não pergunto a ninguém se recebeu o meu email. Nem sempre espero resposta imediata porque sei que há timings para tratamento do assunto

Tenho, portanto, uma curiosidade: quantos emails recebem em média as pessoas no seu trabalho? Nós seremos mesmo um mundo à parte? Conseguem responder a todos num só dia? Também têm pessoas que mandam o email e ligam a perguntar se receberam e voltam a apresentar o assunto telefonicamente?

Ou sou só eu que sou bombardeada, em média, com 200 emails por dia e querem que responda a tudo no minuto seguinte?


[post agendado, devo estar de volta dos emails]

Comentários

  1. Acho que sou muito feliz por trabalhar na minha área. Há problemas, berbicachos, situações difíceis sempre a aparecer, mas acho que enlouqueceria se tivesse tanto email para responder!
    E acho que as pessoas que ligam a questionar sobre o email mereciam era um resposta torta. Era a 1ª vez e a última que ligariam a perguntar!

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Blanche Cérise,

      Numa das vezes um dos clientes dizia que eu não lhe respondia aos email logo e que assim não sabia que eu tinha recebido. Eu, já bastante aborrecida, acabei por lhe responder que o Outlook tem um sistema de rrecibos. Foi o pior que me lembro, porque já tinha ultrapassado todos os limites da minha paciência...

      Acredita que há gente muito difícil.

      Beijinho

      Eliminar
  2. 200 emails? Telefonemas a confirmar a recepção dos mesmos? God!! Essas pessoas não conhecem as provas de leitura que se configuram para todos os emails enviados??? Assim não precisam de telefonar e poupam muito trabalho a elas próprias e aos outros. Tens de educar essa gente senão estás feita. :D:D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gaja Maria,

      Pode parecer estranho mas serão à volta desse número. Acredita que há sempre uma série de telefonemas a perguntar se vi o seu email. Julgam que eu estou aqui de perna aberta a olhar para o ar. Tal como expliquei à Blanche tive um caso que me fez perder a paciência; à mesma senhora acabei por lhe perguntar: quantos mails acha que eu recebo? acha que é só o seu?

      Já comecei a educar. Agora são menos. Com toda a gente aflita, telefonam a modos a parecer uma cunha, para lhes tratar do assunto com a máxima urgência.

      Nem sempre é fácil educar gente que tem urgência em tudo. Às vezes salta-me a tampa com grande pena minha. Normalmente depois do meu limite de paciência, sou um pouco desagradável.

      beijinho e bom fim-de-semana

      Eliminar
  3. Por aqui não há uma média de mais recebidos/enviados, depende dos dias, depende das épocas do ano, mas nunca chegam aos 200 por dia, nem perto.

    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla,

      Por aqui a média é mais ou menos essa exceptuando Agosto e entre o Natal e Ano Novo. De resto é sempre assim. Tenho de andar sempre a pôr vistos e bandeirinhas para saber quais li. Os assuntos encadeiam-se todos e nem posso arrumá-los, etiquetá-los.

      No outro dia tive a curiosidade de contar. O nosso outlook está associado ao Microsoft exchange e ai verifiquei, sem precisar de contagem, porque se consegue ver, quantos emails recebo por dia.

      Isto de usar email é fantásticos, mas permite a pessoas enviarem emails a qualquer hora. Quando chego ao trabalho, chego a ter logo 20 para ver, assim de uma assentada. espanha começa a trabalhar mais cedo e isso é logo um motivo para mails logo no início do trabalho, embora também haja empresas portuguesas a enviarem-me mails à meia noite ou às 6 da manhã.

      É o que temos, há que ter paciência.

      Beijinho e bom fim-de-semana

      Eliminar

Enviar um comentário

Tens alguma coisa para dizer? Obrigada por partilhares! ;)

Mensagens populares deste blogue

Jardim de Chuva Prateada

hoje em dia, as pessoas têm muitos amigos no facebook. é onde têm mais amigos. Se,de repente, essa pessoa deixar de colocar posts ou likes, não mostrar as suas selfies, os amigos vão preocupar-se com isso? se calhar não. acho que impera por lá a inveja, não a preocupação... Acho que os blogues são bem mais que isso. As pessoas não são sempre felizes; quando querem, mostram a vida que realmente vivem. E, às vezes, a amizade nasce, quando nos identificamos com essa pessoa. [Bem sei que há por aí gente com mais imaginação do que vida própria.] Há cerca de dois anos, uma pessoa frequente no meu blogue, deixou de escrever no blogue dela e nunca respondeu a emails que varias pessoas "chegadas" lhe haviam enviado, inclusive eu. tinha-me deixado um apelo no seu blogue, a que depois respondi e nunca mais tive resposta. ainda hoje tenho o seu blogue na minha de lista de leituras, para o caso dela voltar. mantenho a esperança que nada tenha acontecido. Agora volto a preocupar-me com a…

ironias

O meu marido conseguiu saber/sentir primeiro que eu o que e uma epidural...
(ouvimos sempre falar de epidural aquando dos partos mas afinal, não serve apenas nesses casos)

balões de oxigénio precisam-se...

Tenho andado longe daqui e de outros locais virtuais que, habitualmente apreciava ler. Os emails acumulam-se neste endereço que associei ao blog. Tem havido pouco tempo, pouca vontade e uma energia há muito no vermelho. Não e por desinteresse que tenho estado longe, e por desequilíbrio mental. Querer escrever aqui ou numa caixa de comentários tem se tornado uma tarefa quase hercúlea. Escrever sempre um prazer para mim, mas tenho-me sentido incapaz de o fazer nos últimos tempos. Tenho aceitado com alguma ansiedade os muitos acontecimentos que se vão sucedendo, mais desde Abril- outro Abril que se verificou agourento. Tenho muitas coisas pendentes neste momento que apenas requerem tempo- e Paciência - para que possam resolver-se. Apesar de tudo e cada vez mais, acredito - embora nem sempre aceite, em primeira instancia- nada acontece por acaso. Embora almejasse deste o início do ano por umas boas e retemperadoras férias, não foi a possibilidade de um ultimo tratamento que as veio por …