sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Altos e baixos

O nosso casamento já teve muitos altos e baixos, como todos os outros certamente terão. Se nunca se falou em divórcio? sim, algumas vezes. Principalmente quando cada um de nós não conseguia ver as necessidades reais do outro e apenas pensava nas suas. Os momentos egoístas de cada um de nós trouxeram-nos dissabores mas também nos ensinaram a saber responder atempadamente ao outro. Ambos exigíamos um do outro aquilo que não tínhamos para nós mesmos: optimismo, dedicação, força.
Eu não sou de excluir a minha responsabilidade nas coisas menos boas do casamento. Se elas acontecem, a responsabilidade é de ambos. Não é apenas de um. Não assumir a nossa quota é azedar ainda mais o casamento. Estaremos a assinalar que fazemos tudo bem, que nós não temos nada a mudar. Apontamos o dedo ao outro para mudar. É mais fácil.
Ao longo do tempo, temos vindo a limar as arestas na comunicação. A saber antecipar nas necessidades do outro sem pôr em causa o nosso equilíbrio. Antes de exigirmos que o outro esteja sempre connosco, nas nossas vivências e soluções, avaliamos se o outro está em sintonia, sem anularmos a nossa personalidade.

Temos crescido enquanto casal. afinal, dizem que casa que não é ralhada não é governada, não é?

Deste esforço contínuo dos dois, partilhamos bons e maus momentos. Quando os bons acontecem, mesmo pequeninos, damos graças por o outro estar ali, por nos ter ajudado a mais uma vitória.

Hoje ele disse-me que está feliz por um acontecimento que partilhámos ontem. Nem sabemos se o tal acontecimento se concretizará, mas foi óptimo ele dizer-me que aquilo ter acontecido também se deve, não só ao seu mérito como da mulher que vive ao seu lado.

Quando a pessoa que está ao nosso lado nos valoriza, estamos no bom caminho para a relação continuar a crescer e florescer.  Acho que sim.

7 comentários:

  1. Há que saber reconhecer as coisas boas e más, isso permite que as coisas se ajustem.
    Também utilizo e concordo que " casa que não é ralhada não é governada" :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Altos e baixos, quem não os têm :)
    A vossa relação parece-me saudável, forte...com o que é preciso para que se traduza em anos de vivência.
    Fico feliz pela felicidade alheia, tanto mais num mundo onde já há infelicidade que chegue.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Tão bom ler a tua partilha numa época em que tenho a sensação que todos desistem depressa demais das relações...!
    Parabéns aos dois!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Acho que o segredo para uma relação funcionar e durar é o diálogo constante, a entreajuda, a cumplicidade e claro a capacidade de respeitarmos as liberdades de cada um. Procurar o equilíbrio entre o dar e o receber, haver sempre afecto e carinho. E claro, Amor. ^^

    Beijinhos :3

    ResponderEliminar
  5. Pela minha história de vida, não acredito que existam casamentos perfeitos. Não acredito que existam casamentos em que a vida é sempre "cor-de-rosa". Há sempre pelo menos um (ou mais) dia mau, há sempre altos e baixos (mais nalguns casamentos que noutros, isso já acredito) que vão surgindo ao longo da vida a dois.

    Não sou a melhor pessoa para falar sobre o casamento (sendo que um deles falhou), mas acho que o segredo da longevidade será o respeito pelo outro, a cumplicidade (e é o que presentemente se tenta fazer lá em casa), não falando no amor que esse para mim é a base.

    E por aquilo que escreves, eu também acho que sim, também acho que estão no bom caminho. No caminho certo.

    Fico feliz com a vossa felicidade.

    Um beijo e um bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  6. Parece-me que a vossa relação está construída e a crescer sobre bases sólidas. É bom saber de amores assim.

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. O meu casamento é igual. Temos altos e baixos. Desde que o pequenino nasceu os baixos têm sido mais frequentes, mas sinto ser normal pois andamos mais cansados, mais stressados... É uma aprendizagem, uma luta, mas também uma alegria e muito amor. <3

    ResponderEliminar

Tens alguma coisa para dizer? Obrigada por partilhares! ;)