quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Nunca me tinha acontecido

Costuma dizer-se que dinheiro fácil, vento o trouxe, vento o levou.

Na segunda, ainda que cheia de pressa, resolvi parar ao final do dia num supermercado para comprar queijos frescos. Só gosto de uma determinada marca e costumam vir em pouca quantidade. Julguei que ia ser rápido. só queria aquilo.

Junto à entrada do supermercado - do lado de fora- há uma caixa multibanco. Ao passar junto, a máquina dizia repetidamente, alto e bom som: "Retire o seu dinheiro". Na minha correria, ao ouvir, pensei que  a máquina estivesse tolinha. Dou por mim a confirmar que alguém se tinha esquecido do dinheiro. Retirei-o. Nunca tal me tinha acontecido. 
Olhei à minha volta em busca de alguém com um comportamento de aflição. Nada. Recuei ao estacionamento. Nada. Vi dois senhores na cavaqueira ali perto do multibanco e perguntei-lhes se tinham dado conta de quem estaria ali para levantar dinheiro e expliquei. Sabiam apenas que era uma mulher e que tinha entrado no supermercado.

Comecei a achar que ter aquele dinheiro na mão me estava a dar problemas incompatíveis com a minha pressa. Queria devolvê-lo; ainda me acalmaram os senhores dizendo que, e não fosse eu, era outra pessoa a ficar com ele.
Estava a entrar no supermercado, quando vejo uma senhora atrapalhada, a questionar quem estava no multibanco se tinha visto dinheiro esquecido. Ao ouvir a conversa, e depois de verificar que o dinheiro era dela, devolvi-lhe as duas notas dez euros.

Custava-me ficar com o dinheiro que não era meu. É óbvio que o dinheiro sendo perdido, não traz nome para ser devolvido. Mas se nos importarmos em casos como estes, acho que arranjamos maneira de os resolver.

Iria ficar de mal com a minha consciência. Mas acredito que haveria quem não tivesse esse problema.

6 comentários:

  1. De louvar, Alice! A maior parte das pessoas não o faria, infelizmente!
    Um grande beijinho! É bom saber que num mundo onde os valores se perderam ainda há quem os mantenha!!

    ResponderEliminar
  2. Já me aconteceu, mas felizmente a pessoa vinha logo atrás à procura.

    ResponderEliminar
  3. A maioria das pessoas pirava-se do local o quanto antes guardando o dinheiro. És linda Alice :)

    ResponderEliminar

Tens alguma coisa para dizer? Obrigada por partilhares! ;)