Avançar para o conteúdo principal

deveria ser diferente?


                                               

     Tudo é uma questão de escolha ...:
Grande parte da vida, tentei ser para o meu pai a filha especial que ele queria que eu fosse. Um dia, desisti de querer ser. Por mais que tentasse, nunca era o suficiente.
Grande parte da vida, tentei provar a minha mãe que eu não era simplesmente feita com os defeitos do meu pai. Continuo sem conseguir. Está o meu irmão mais parecido com o meu pai que eu.
Talvez a minha personalidade tenha sido modelada entre estes dois pólos.
Esta guerra fez de mim alguém que se sentiu diferente dos demais. Mas acho que só nestes últimos tempos me tenho apercebido disso. A começar pela noite em que voltei a ver os meus amigos da escola primária.
Algo me impele a defender os mais fracos. A alegrar os mais tristes. A cuidar dos mais frágeis. Algo me empurra para compromissos que nem deviam ser os meus. Acredito que as pessoas duvidem quando afirmo que não tenho inveja de quem consiga ter filhos, que fique grávida. Se eu acho que merecia o mesmo, porque hei-de desejar aos outros o que estou a passar? sinto outras coisas (em relação a mim mesma, não aos outros), mas não a inveja.
No outro dia, em resposta a um mail em que eu felicitava a pessoa por mais um ano de vida, tendo-a "conhecido" há tão pouco, ela se surpreendia como me tinha dado ao trabalho de ir procurar a sua data de nascimento e escrever-lhe. Não sei. Acredito apenas que devemos fazer a diferença na vida de alguém, mesmo que ela não nos conheça. Acho que devemos contribuir um bocadinho para a felicidade dos outros, ainda mais, quando achamos que ela precisa.
Durante o ano passado, resolvi fazer uma oferta personalizada a cada uma das minhas colegas, no dia do seu aniversário. Foi bonito ver a felicidade e a surpresa nos seus rostos. Fez de cada um daqueles dias, um dia diferente. Pelo menos para mim, foi. Não sinto que perdi o meu tempo a preparar aquilo tudo, apesar de me ter faltado para as minhas coisas.
Muitos são os momentos em que acredito que tudo tem a sua razão de ser, essa força que me impele a ser diferente. Sou censurada demasiadas vezes por não guardar rancor, por me esquecer demasiado depressa do mal que me fizeram, por ser demasiado prestável, por usar de simpatia com que não merece. Sem proveito próprio. Por isso nunca serei rica.
Bem sei que as pessoas não mudam, por todo o bem que lhes possam fazer, mas se eu não fosse assim seria muito mais amargurada do que sou. Talvez a vida me tenha dado este propósito. Sei lá...
Durante alguns anos liguei ao sogro e aos meus cunhados a lembrar-lhes o aniversário do meu marido, porque nunca se lembram. Hoje, em dia, já não o faço porque acho que já deviam ter aprendido, ainda mais que o Facebook lhes facilita a vida... e eles continuam a esquecer-se.
Afinal, talvez eu só queira que as pessoas percebam que o dia em que vieram ao mundo foi importante. Será importante para alguém. É bom quando nos sentimos especiais, porque não fazer os outros sentirem-se assim? Dá trabalho, pois dá.
Obviamente também me esqueço de aniversários, ultimamente mais vezes.
 E quando, no outro dia, lia que alguém oferecia fotos emolduradas aos seus amigos, por trás escrevia-lhes frases, e que ate ao momento ninguém as tinha descoberto, achei que, há por aí mais gente a querer fazer a diferença, pela positiva. Eu achei maravilhoso!
Talvez por eu ser diferente - vão chamar-me masoquista, bem sei - ando a pensar escrever uma carta a a esta minha "amiga", no dia em que ela fizer 40, daqui a dez dias. Será boa ideia? Desde que achei que era o fim, ela apenas me enviou uma SMS. Nunca mais nos falámos.não perdeu o habito, nem percebeu que não era um bom veiculo de comunicação isto das sms.Quase ao final do dia do meu aniversário - era sempre a primeira a felicitar-me logo apos a meia-noite - recebi-a; também vi nela uma despedida e magoa, como se a culpa fosse minha. Uma SMS, que deve ter ponderado todo o dia se ma havia de enviar. Escreverei a carta entretanto e quando chegar o dia de colocar no correio, logo verei se o farei. Estarei a seguir o conselho: não  deixes nada por dizer. Não deixes nada por fazer.
Ficarei tranquila.
A felicidade é tão efémera. é como areia seca a fugir por entre os dedos. como a vida.
Não interessa se mais tarde recebamos alguma coisa em troca. Nem podemos esperar isso. Mas podemos sempre, mas sempre, fazer a diferença. Basta querer. Mesmo que nunca ninguém dê por isso. Mesmo que não possamos mudar o mundo.



Comentários

  1. Faz aquilo que tens vontade fazer. E mesmo que não possamos mudar o mundo, faz sempre aquilo que te faz sentir melhor. Mesmo com as decepções próprias da vida, não deixo de acreditar que aquilo que semeamos é aquilo que colheremos mais tarde. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jardim,

      Não sei se a vida me tem dado coisas boas, mas não me tem dado uma cruz que eu não possa carregar. Não sei se algum dia colheres espinhos em lugar de Rosas, mas nem vale a pena pensar nisso...

      O que tiver de ser, ser a.

      Beijinho.

      Eliminar
  2. És uma pessoa bonita Alice e claro, se te faz feliz veres os outros felizes porque não?
    Se te apetece escrever a tal carta, deves fazê-lo, o resto não importa. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gaja Maria,

      Obrigada. Agora fiquei sem palavras...

      Sim, deverei escrever. Ela tera bom remédio, ou lê ou deita fora.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Alice, admiro (e julgo que partilho, um pouco pelo menos!) a tua doçura e forma limpa de ver o mundo. A vida ensinou-me duas coisas (contraditórias) uma é que devemos fazer o que temos vontade, a outra é que devemos valoizar-nos, por isso já me acontceu várias vezes estar na tua indecisão! Acho que vais fazer o que o teu coração manda! Protege-te, pormo-nos em primeiro lugar não é egoísmo é auto-estima (pareço um livro de auto-ajuda :P)
    Abraço (desta chata) :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Canção,

      Por ondas tu?fechaste a casa e foste embora?😉

      Fiquei sem saber o que dizer. Obrigada pelas tuas palavras.

      E não és chata nenhuma. De onde tiraste essa ideia?

      Beijinho

      Eliminar
  4. Alice, tenho a certeza que apesar da surpresa a pessoa adotou o Mail. No mínimo ficou embevecida. Concordo com tudo o que disseste menos numa. Às vezes este bem que fazes pode fazer uma mudança na vida de pessoa. Também modelamos comportamentos através dos nossos. A diferença pode é não ser suficientemente grande para a vermos. Em relação à amiga acho que acima de tudo deves seguir o que o teu coração te diz porque ele é grande e sabe o que faz. Um beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Tens alguma coisa para dizer? Obrigada por partilhares! ;)

Mensagens populares deste blogue

Jardim de Chuva Prateada

hoje em dia, as pessoas têm muitos amigos no facebook. é onde têm mais amigos. Se,de repente, essa pessoa deixar de colocar posts ou likes, não mostrar as suas selfies, os amigos vão preocupar-se com isso? se calhar não. acho que impera por lá a inveja, não a preocupação... Acho que os blogues são bem mais que isso. As pessoas não são sempre felizes; quando querem, mostram a vida que realmente vivem. E, às vezes, a amizade nasce, quando nos identificamos com essa pessoa. [Bem sei que há por aí gente com mais imaginação do que vida própria.] Há cerca de dois anos, uma pessoa frequente no meu blogue, deixou de escrever no blogue dela e nunca respondeu a emails que varias pessoas "chegadas" lhe haviam enviado, inclusive eu. tinha-me deixado um apelo no seu blogue, a que depois respondi e nunca mais tive resposta. ainda hoje tenho o seu blogue na minha de lista de leituras, para o caso dela voltar. mantenho a esperança que nada tenha acontecido. Agora volto a preocupar-me com a…

ironias

O meu marido conseguiu saber/sentir primeiro que eu o que e uma epidural...
(ouvimos sempre falar de epidural aquando dos partos mas afinal, não serve apenas nesses casos)

balões de oxigénio precisam-se...

Tenho andado longe daqui e de outros locais virtuais que, habitualmente apreciava ler. Os emails acumulam-se neste endereço que associei ao blog. Tem havido pouco tempo, pouca vontade e uma energia há muito no vermelho. Não e por desinteresse que tenho estado longe, e por desequilíbrio mental. Querer escrever aqui ou numa caixa de comentários tem se tornado uma tarefa quase hercúlea. Escrever sempre um prazer para mim, mas tenho-me sentido incapaz de o fazer nos últimos tempos. Tenho aceitado com alguma ansiedade os muitos acontecimentos que se vão sucedendo, mais desde Abril- outro Abril que se verificou agourento. Tenho muitas coisas pendentes neste momento que apenas requerem tempo- e Paciência - para que possam resolver-se. Apesar de tudo e cada vez mais, acredito - embora nem sempre aceite, em primeira instancia- nada acontece por acaso. Embora almejasse deste o início do ano por umas boas e retemperadoras férias, não foi a possibilidade de um ultimo tratamento que as veio por …